Existem vários formatos de livro, e produzir um nunca é simples.
O primeiro passo, obviamente, é ter o material substancialmente consistente, ou seja, ter conteúdo de qualidade que possa ser apreciado por possíveis leitores.
Em seguida, vem a etapa de lapidação desse conteúdo; revisão, formatação e diagramação.
A capa, não menos importante, deve ser feita com cuidado, considerando o conteúdo da obra, mas também tendo uma arte que conquiste o leitor à primeira vista.
Com o texto formatado e a capa pronta, é hora de registrar o livro e gerar o código de barras com o ISBN do livro.
O ISBN é um padrão internacional que identifica numericamente o livro, e, a partir dele, cria-se a ficha catalográfica que ajudará as livrarias e bibliotecas a classificá-lo corretamente.
Pronto, agora sim, basta anexar a ficha catalográfica na página 4 no arquivo de texto, o código de barras com ISBN na contracapa do livro, e enviar o material para a gráfica.
Mas, antes disso, é sempre bom revisar o material e as medidas, pois não seria nada bom detectar um erro depois do livro impresso, não é o mesmo?
Quais profissionais são envolvidos na produção de um livro?
O escritor é a peça chave, obviamente. Porém, para chegar do escritor ao leitor um livro deverá passar por um editor, um capista/ilustrador, um revisor, um diagramador, e por fim por uma gráfica, onde profissionais especializados transformaram o sonho em matéria física!
Gostou desses esclarecimentos? Siga-nos e fique por dentro de outras curiosidades do mundo do livro e da literatura.
@fomentoliterario
Comentários
Postar um comentário